Criado pela ONU, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado hoje, 11 de fevereiro

11/02/2021 às 20h08

Instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado hoje, 11 de fevereiro, mas apenas em 2019 passou a integrar o calendário de eventos da Fundação.

Segundo a Unesco, em 2015, existiam somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo. Um número pouco expressivo, mas que vêm crescendo com o passar dos anos.

Criado com o objetivo de comemorar a atuação e a presença de mulheres no ambiente de pesquisa, divulgar e adotar práticas científicas e também discutir o assunto na sociedade, a data vai além disso. Para o ano de 2021 a Organização das Nações Unidas (ONU) abordará o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19”.

Segundo a ONU, a pandemia mostrou a excelência de pesquisadoras espalhadas pelo mundo, como, por exemplo, o caso das cientistas que sequenciaram o genoma do coronavírus em 48 horas.

Eventos relacionados com o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência acontecem em diversos países buscando a visibilidade, a contribuição e a importância de se ter mulheres em áreas de pesquisa científica e tecnológica.

*Na imagem - Matemáticas da NASA (Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson).