1882

Câmara Municipal de Seabra

Pular para o conteúdo

No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, 18 de fevereiro, a Câmara alerta sobre o perigo do consumo excessivo da substância

18/02/2021 às 10h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), além do alcoolismo ser uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga desenvolvendo sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada, ela é a terceira maior causa de mortes no mundo.

Sua origem está relacionada não só à predisposição genética para a dependência, mas também aos fatores como ansiedade, angústia, insegurança e ao prazer ilusório e momentâneo que a bebida traz.

O consumo recreativo é aceito pela sociedade e até incentivado em publicidades, pois a bebida alcoólica é uma droga legalizada e a princípio “inofensiva”. O perigo está na falsa sensação de ser inofensiva, uma vez que, até quem “bebe socialmente” pode vir a desenvolver a dependência da substância.

E o perigo não está só na dependência. O alcoolismo pode desenvolver diversas doenças psíquicas e médicas como depressão, transtornos, hipertensão, cânceres, dentre outras.

Diante de fatos tão preocupantes e para controlar o aumento dos casos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento gratuito para acolher e ajudar pessoas em situação de dependência alcoólica. Este serviço de atendimento à situações de crise ou aos processos de reabilitação psicossocial é realizado através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou através das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Siga o Instagram oficial da Câmara Municipal de Seabra:

https://www.instagram.com/camara_seabra/