28 de junho: Dia Internacional do Orgulho Gay

28/06/2021 às 09h42

Comemorado no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho Gay tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

A data reforça também a necessidade das pessoas terem o direito de serem quem são, orgulharem-se de sua sexualidade e de não se sentirem envergonhadas a respeito de sua orientação sexual.

O Dia Internacional do Orgulho Gay teve origem com a Rebelião de Stonewall Inn, em 1969. Esta rebelião foi marcada por revoltas da comunidade LGBT contra invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por eles para prendê-los se tornando um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos.

Foi a partir desses conflitos que foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas e hoje, em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, acontece a tradicional Parada do Orgulho Gay, um desfile que reúne milhões de pessoas em prol de causas como o combate à homofobia, o reconhecimento dos direitos civis igualitários.

Siga a Câmara Municipal de Seabra pelo Instagram: https://www.instagram.com/camara_seabra