1882

Câmara Municipal de Seabra

Pular para o conteúdo
Câmara Municipal de
Seabra

Fevereiro roxo e laranja: um alerta a doenças que aflige a sociedade

25/02/2021 às 18h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Já estamos no final do mês de fevereiro e não podemos deixar de falar sobre o fevereiro roxo que faz menção ao mal de Alzheimer, ao lúpus e à fibromialgia; e o fevereiro laranja que faz referência à leucemia.

Apesar de não terem muito em comum, as três patologias representadas pela cor roxa – mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia – possuem uma coisa em comum: ainda não possuem cura.

Embora a cura ainda seja desconhecida pela medicina, é possível que o paciente consiga ter uma qualidade de vida satisfatória com o diagnóstico precoce, o que pode aumentar as chances de respostas positivas ao tratamento ou até retardar os sintomas associados à doença.

Mas afinal, o que é o mal de Alzheimer?

É uma doença que, geralmente, manifesta-se a partir dos 60 anos de idade provocando a perda da capacidade cognitiva, a perda da memória e à demência, destruindo assim, as funções cerebrais.

Há diversas formas de manifestações que podem vai de leve à grave e segundo o Ministério da Saúde, o Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e progressiva.

Já o Lúpus é considerado uma doença inflamatória autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo por engano podendo afetar diversos órgãos e tecidos do corpo como pele, articulações, rins e cérebro. Nos casos mais graves e se não tratado adequadamente, pode levar à morte.

Não se sabe, ao certo, a causa da enfermidade. Entretanto, estudos indicam que doenças autoimunes podem acontecer através de uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

E quanto à fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença reumatológica que tem como característica principal o surgimento de dores musculares crônicas e generalizadas acompanhadas de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor, podendo evoluir para a incapacidade física e a limitação funcional, quando não tratada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença atinge aproximadamente 3% da população brasileira, sendo, em sua maioria, mulheres adultas.

Falemos um pouco sobre a representatividade do fevereiro laranja que simboliza a conscientização sobre a leucemia.

A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos, produz um acúmulo de células doentes na medula óssea e com isso desenvolve um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue.

A doença pode ter duas formas: aguda e crônica. A forma aguda é caracterizada com a propagação rápida das células ruins provocando a morte das células saudáveis na medula óssea e no sangue.

Já na forma crônica, as células ruins se multiplicam lentamente e os sintomas podem demorar meses para surgirem.

Independentemente da enfermidade é preciso fazer os exames de rotina, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle dos sintomas e até da cura das doenças.

Siga o Instagram oficial da Câmara Municipal de Seabra: https://www.instagram.com/camara_seabra/